sexta-feira, 17 de junho de 2011

A questão expansionista

Os regimes nazifascistas eram antidemocráticos, anticomunistas,nacionalistas e militares. As guerras demonstravam o poder de cada país, mostrava realmente a força do exército. Com esse pensamento eles tinha uma ideologia expansionista , que previa conquistar vários territórios inimigos.


 Hitler buscou juntar toda etnia germânica  e tomar as terras no leste. Ao norte, a Alemanha era banhada pelo Mar do Norte, o Mar Báltico e fazia fronteira com a Dinamarca; ao leste, era dividida em duas e fazia fronteira com a Lituânia, a Cidade Livre de Danzig, a Polônia e a Tchecoslováquia; ao sul, fazia fronteira com a Áustria e a Suíça; e ao oeste, fazia fronteira com a França, Luxemburgo, Bélgica, Países Baixos e Renânia. Estas fronteiras mudaram após a Alemanha retomar o controle da Renânia, anexar a Áustria, os Sudetos e a Boêmia e a Morávia. A Alemanha expandiu-se durante a Segunda Guerra Mundial, que teve início em 1939 após a invasão alemã da Polônia, desencadeando a declaração de guerra do Reino Unido e França ao país.
A Alemanha conquistou e ocupou a maior parte da Europa e do Norte da África durante a Segunda Guerra Mundial.
Já Mussolini em 1938 ocupou a Albânia e enviou vários destacamentos que lutaram ao lado dos falangistas de Franco durante a Guerra Civil de Espanha. Em seguida, fez os exércitos italianos atacarem a Grécia – apenas para serem expulsos em oito dias.Mussolini buscou ampliar seus territórios na Europa. 
Dentro desses regimes totalitários o expansionismo era um dos objetivos de cada líder.









Nenhum comentário:

Postar um comentário